Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Ciclo de palestras fundamenta estágio em Música nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

por publicado: 29/10/2019 15h02 última modificação: 29/10/2019 15h02
Entre os meses de agosto e outubro os estudantes da quarta série do curso de Licenciatura em Música da Unespar/FAP tiveram a oportunidade de trabalhar com um grupo de professores para fundamentar as práticas que realizam em seus estágios.
No segundo semestre letivo da disciplina de Estágio Supervisionado II, sob coordenação do Prof. Dr. Tiago Madalozzo, os estudantes voltam sua prática de ensino de música de maneira integrada à outras linguagens artísticas, na aula de Arte dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma parceria da Unespar com o Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (DEF/SME). Neste terceiro ano do projeto de estágio em Arte, são 18 estudantes atuando em sete unidades educacionais de seis diferentes Núcleos Regionais de Educação.

Em agosto os estudantes participaram de palestra sobre a concepção de ensino e a organização curricular de Arte, e a estrutura organizacional da Rede Municipal de Educação de Curitiba, com as professoras
Daniela Pedroso, Déa Maria de Oliveira Aguiar e Tais Grein, da Equipe de Arte da Gerência de Currículo do DEF/SME. Também participaram de palestra sobre Educação Musical Inclusiva com a professora Teresa Trizzolini Piekarski, da Gerência de Educação e Cultura do Departamento de Desenvolvimento Profissional da SME.

Cabe destacar que as atividades de Arte do currículo municipal seguem uma abordagem trimestral com ênfase em uma das linguagens artísticas, mas sempre de maneira articulada com as demais. Deste modo, os estudantes têm atuado com propostas de música articuladas às linguagens da dança e do teatro.

Para fundamentar estas práticas, no mês de outubro os estagiários participaram de palestra e roda de conversa sobre as abordagens metodológicas de trabalho com teatro na escola, com o prof. Lucas Pinheiro, dos cursos de Bacharelado em Artes Cênicas e de Licenciatura em Teatro da Unespar/FAP. Por fim, a profª. Gisele Onuki, do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança e do Escritório de Relações Internacionais da Unespar, ministrou palestra sobre corpo e movimento no ambiente escolar.

Nas fotografias, em sentido horário: professora Gisele; professora Teresa; professoras Daniela, Déa e Tais; professor Lucas e os estudantes do curso de Licenciatura em Música.