Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Chamada para o projeto "Rituais íntimos partilháveis para sobreviver, por mais um dia, ao fim do mundo"

Chamada para o projeto "Rituais íntimos partilháveis para sobreviver, por mais um dia, ao fim do mundo"

Extensão

por publicado: 19/06/2020 13h35 última modificação: 19/06/2020 13h35

Chamada aberta para participação no projeto CPP_Implicações*

Rituais íntimos partilháveis para sobreviver, por mais um dia, ao fim do mundo

 

O líder indígena Airton Krenak em suas “ideias para adiar o fim do mundo” menciona os grupos que dançam para fazer chover. Alguns grupos também dançam para sustentar o céu. Que dança seria essa capaz de adiar o fim do mundo?

O mundo dos brancos está ruindo e não sabemos qual dança pode segurar esse céu, por isso o projeto CPP_Implicações convida ao encontro para performarmos esse acontecimento e alterarmos algo em nós a partir do imaginável. 

Nessa fase do projeto organizamos encontros virtuais para a realização sincrônica de ações performativas em casa a partir de proposições inventivas baseadas em textos-convite que questionam a noção antropocêntrica de presença humana na relação com o meio ambiente. Os encontros propõem uma ativação da imaginação e dos aspectos sensíveis do corpo buscando a possibilidade de se vislumbrar outros modos de relação com o que se pode chamar de vida. Tatearemos juntes algumas pistas de sobrevivência, mesmo com o céu a cair. De micropolítica à microscópicopolítica. Começando por nós, pela mobilização do corpo em busca de novas percepções em um momento de invenção e de partilha coletiva. 

 

Como funciona?

Você se inscreve preenchendo um formulário que encaminhamos por e-mail e recebe, 1h antes do encontro marcado, uma proposição-convite para ser mobilizada durante a chamada, via plataforma digital, com es demais participantes. São proposições de refinamento da percepção e relação com o espaço em que se encontram. Nada que exija muitos saberes prévios de nós.

Esse é um convite para fazer junto, sem protagonistas, mas todes com corpos implicados.

 

Quem pode participar?

Criadores, aspirantes, respirantes, ou pessoas de quaisquer singularidades interessadas nos campos da performance, da dança, da atuação e das relações coletivas com idade a partir de 18 anos.

Informações e inscrições: corpoextensao@gmail.com

 

Sobre o projeto

O Projeto CPP_Implicações abre espaço para a discussão, invenção e  exercício de composições ético-estéticas colocando em perspectiva as relações entre a dimensão do convívio coletivo, a produção de subjetividade e os modos de pensar/fazer arte na intersecção entre dança e performance. Nessa edição, o projeto busca ampliar a percepção acerca da correlação entre arte e vida colocando em conversa visões da arte, da antropologia e da psicologia.

https://www.instagram.com/microscopicopolitica/

 

*Corpo, performance e o político em implicação é um projeto de extensão do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Fap - Unespar que se destina a investigação artística em dança e performance estreitando as conexões entre corpo e contexto coletivo. Tem coordenação de Milene Duenha em parceria com Michele Louise Schiocchet, Zélia Caetano e João Pedro Barauna e participação de pesquisadores convidades.