Você está aqui: Página Inicial > Noticias > CEDH promove discussão sobre acessibilidade durante a Semana Pedagógica

CEDH promove discussão sobre acessibilidade durante a Semana Pedagógica

por publicado: 26/02/2020 14h28 última modificação: 26/02/2020 14h28

O Centro de Educação em Direito Humanos e os Núcleos NESPI – Núcleo de Educação Especial Inclusiva, NERA – Núcleo de Educação para Relações Étnico-raciais e NERG - Núcleo de Educação para Relações de Gênero, em parceria com a Prograd e a Proplan, realizaram ações de reflexão, discussão e proposição sobre o tema da Acessibilidade nos 7 campi da Universidade durante a Semana Pedagógica de 2020.

Os campi de Curitiba promoveram  uma ação conjunta no Auditório Antônio Melillo na sede Cabral do campus de Curitiba II/Fap,  com a proposição da roda de conversa “Descolonizar Saberes, Abrir-se à Diferença: diálogos sobre vida, conhecimento, acessibilidade e universidade”, com os convidados Manoel Negraes (antropólogo, audiodescritor, ativista dos direitos da pessoa com deficiência) e Pedro Gonçalves (musicoterapeuta, filósofo, doutorando da UFPR em pensamento pós-colonial latino-americano e afrodiaspórico). Na discussão proposta,  a acessibilidade foi abordada como um caminho de autonomia a partir da conquista de condições de igualdade de oportunidades para o acesso, inclusão e permanência de grupos vulneráveis na universidade, ampliando a dimensão  arquitetônica, normalmente associada ao termo, para a reflexão sobre as dimensões atitudinal, comunicacional, instrumental, metodológica e programática, de modo transversal no âmbito do ensino, pesquisa e da extensão.

A Unespar passou no ano de 2018 pelo processo de Recredenciamento Institucional. Os trabalhos de análise foram desenvolvidos pela Comissão de Avaliação Externa, designados pela Resolução n° 80/2018 – SETI, de 6 de setembro de 2018. Entre as diversas contribuições realizadas pelo relatório de verificação da comissão de avaliação externa, foi recomendada a elaboração de um Plano Diretor de expansão e de desenvolvimento físico institucional em  diversos aspectos, entre eles a acessibilidade. A partir dessa orientação, a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) elaborou uma metodologia de trabalho prevendo duas fases de desenvolvimento. A primeira fase denominada de Estudos, relatórios e visão, está sendo desenvolvida pela Proplan por meio de uma pesquisa documental. O objetivo é elaborar um conjunto de documentos para análise de aspectos relacionados a infraestrutura da Unespar, da situação dos imóveis e das edificações e estimular a visão de futuro e prospecção dos cenários propostos, com visão para 5 anos, 10 anos e 20 anos. A segunda fase, denominada de Planos Temáticos, busca viabilizar a infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, além de adequar a infraestrutura física às demandas apresentadas pelas políticas de acessibilidade e inclusão. Nessa fase o intuito é elaborar quatro planos temáticos, a saber, a Política de Imóveis e programa de necessidades, Plano de Gestão Ambiental, Plano de Investimentos e o Plano de Acessibilidade que está sendo desenvolvido com a colaboração do CEDH.

A próxima ação do CEDH para o desenvolvimento do Plano de Acessibilidade acontecerá em março em um encontro que reunirá as coordenações dos CEDHs , coordenações dos Núcleos NESPI, NERA e NERG e as representações discentes dos 7 campi da Unespar com lideranças de movimentos sociais para o planejamento de ações, incluindo a organização para a continuidade da implementação da política de cotas na Unespar e a análise das sugestões para que a Unespar avance nas diferentes dimensões da acessibilidade, discutidas na semana pedagógica.