Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva acontecerá de 16 a 22 de setembro

9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva acontecerá de 16 a 22 de setembro

Geral, Pesquisa

por publicado: 15/09/2021 15h56 última modificação: 15/09/2021 15h56

Começa nesta quinta-feira, 16/09, o 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, evento promovido pelo curso de Cinema e Audiovisual e pelos dois cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da FAP/Unespar, Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo e Mestrado Profissional em Artes, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Comunicação - da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Seminário está consolidado como um dos eventos acadêmicos mais importantes da área audiovisual no país e neste ano vai acontecer na modalidade online, encerrando-se no dia 22/09.  

Entre as várias atividades desenvolvidas estão mesas-redondas, simpósios temáticos, conferências, mostra de filmes e masterclass. Um dos destaques desta edição é uma mostra de cinema indígena brasileiro, que acontece em parceria com o Cine Passeio, na modalidade virtual. Os realizadores, premiados em festivais no Brasil e no exterior, participam de uma mesa-redonda sobre o tema e o processo criativo dessa vertente cinematográfica será abordado em uma masterclass online.   

Coordenador do curso e também do Seminário, o cineasta Fernando Severo destaca que “uma das características do Cinema em Perspectiva é a multiplicidade e a riqueza das abordagens, o formato online possibilitou a participação de pesquisadores de vários estados e de palestrantes da Argentina e México”.  A conferência de abertura será ministrada pelo produtor Antonio Gonçalves Junior, ex-aluno do curso, que acaba de ser premiado no Festival de Veneza com o longa-metragem “Deserto Particular”.   

 Confira a programação completa, com links para acesso gratuito: www.cinemaemperspectiva.com