Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Pesquisa e Pós-Graduação > MESTRADO PROFISSIONAL - PPGARTES

MESTRADO PROFISSIONAL - PPGARTES

por Helio Sauthier publicado 06/11/2018 13h06, última modificação 19/12/2018 09h40


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES  - PPGARTES
MESTRADO PROFISSIONAL
artes visuais    cinema    dança    teatro


INSCRIÇÕES:
03 de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019
Clique aqui para acessar o edital com as informações sobre as inscrições e o processo seletivo

HORÁRIO DAS AULAS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES:

Disciplinas Obrigatórias:
Segundas e terças, à tarde, das 13h30h às 17h30

Disciplinas Eletivas***:
Segundas e terças, à noite, das 19h às 22h
Quartas, à tarde: 13h30 às 16h30
Quartas, à noite, das 19h às 22h
*** Sujeito a alteração

Cronograma das Disciplinas:

Contato:
mestrado.artes@unespar.edu.lbr


REGULAMENTO:
Regulamento do Curso de Mestrado Profissional em Artes - Stricto Sensu - da Unespar/Campus de Curitiba II


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

PROCESSOS CRIATIVOS E EDUCACIONAIS EM ARTES
Ementa: O programa converge para o desenvolvimento da ação e da reflexão sobre a criação artística, o fazer artístico, a experiência estética e a mediação destes conhecimentos em contextos de ensino e aprendizagem formais e não formais. A área de concentração se atém a pesquisas relacionadas com o desenvolvimento do professor-artista-pesquisador, inserido no universo da educação formal e informal. As linhas de pesquisa “Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes” e “Experiências e mediações nas relações educacionais em Artes”, projetadas para a realização do programa deste Curso, tanto se propõem ao diálogo entre as distintas linguagens artísticas: Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro, quanto visam possibilitar o desenvolvimento da produção intelectual e artística com ênfase no ensino das Artes.

LINHAS DE PESQUISA:

EXPERIÊNCIAS E MEDIAÇÕES NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS EM ARTES
Ementa: Esta linha estuda, desenvolve e compartilha mediações artísticas de Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro em suas relações com o ensino e aprendizagem, em contextos formais e informais, de modo a introduzir os processos artísticos em contextos de produção de conhecimentos. Desenvolve ações voltadas à formação contínua de professores que atuam na Educação Básica e de egressos de Cursos de Artes, por meio de estudos que propiciam: a atualização de referenciais práticos e teóricos; conhecimentos sobre procedimentos metodológicos que instauram a relação ensino e aprendizagem; experiências e mediações de ensino em Artes.

MODOS DE CONHECIMENTO E PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES
Ementa: Esta linha abarca o desenvolvimento de pesquisas voltadas aos processos de criação, circulação e recepção dos produtos das linguagens artísticas, no campo das Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro, tendo como premissa a reflexão sobre a poética em sua relação com a teoria, história e crítica, bem como sobre os aspectos estéticos da cognição e das práxis artística do professor-artista-pesquisador.

OBJETIVO DO CURSO/PERFIL DO EGRESSO A SER FORMADO

O objetivo deste curso se define pelo desenvolvimento do estudo interdisciplinar sobre o fazer artístico nas linguagens de Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro, enfatizando a reflexão sobre os aspectos estéticos da cognição e as práxis artísticas, as relações entre poética e a teoria, história e crítica de arte e os procedimentos metodológicos mediadores de saberes artísticos em contextos formais e não formais de ensino e aprendizagem das Artes.   
 
O profissional qualificado como Mestre Profissional em Artes será capaz de: 
1. Atuar como propositor de relações entre ensino e pesquisa de saberes artísticos interdisciplinares nos diferentes níveis do ensino formal e não formal.
2. Contribuir para a formação continuada do professor-artista-pesquisador atuante no exercício de atividades profissionais do campo da arte, do ensino e da pesquisa com enfoque na relação entre arte e educação.
3. Criar soluções metodológicas em artes, articuladas com a educação inclusiva em mediações de ensino e aprendizagem no ensino formal e não formal.
4. Aperfeiçoar sua atuação no ensino fundamental, médio e superior, nas áreas das artes visuais, cinema/audiovisual, dança e teatro, integrando ensino e pesquisa, a partir de processos artísticos-pedagógicos.
5. Realizar e orientar pesquisas no âmbito interdisciplinar da arte, cultura e educação;
6. Exercer atividades profissionais no campo da educação, das artes, da comunicação, do patrimônio e da cultura, a partir do estabelecimento da justaposição entre as quatro áreas propostas no programa: artes visuais, cinema/audiovisual, dança e teatro.
7. Promover reflexão teórica acerca de questões que permeiam a relação interdisciplinar em arte, cultura e educação, com vistas à formação do professor- artista-pesquisador que atenda aos desafios educacionais contemporâneos.
8. Fomentar a criação de novas vertentes pedagógicas, estéticas e artísticas tendo em vista o caráter interdisciplinar e dinâmico que caracteriza as artes visuais, cinema/audiovisual, dança e teatro.
9. Promover o debate permanente sobre o lugar das Artes na Educação, com vistas à formação de um aluno, que já é nativo digital, portanto, pensa a partir de conglomerados de intertextos compostos de linguagens múltiplas relacionadas às produções de artes visuais, cinema/audiovisual, dança e teatro.
10. Colaborar decisivamente na construção de novas pedagogias e didáticas que atendam às demandas cognitivas e afetivas de alunos do século XXI.


CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO:
  • Mínimo de 39 créditos

Disciplinas obrigatórias:
  • 28 créditos, sendo: 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 12 créditos em Estudos Orientados voltados ao desenvolvimento e realização do trabalho acadêmico do curso (Memorial artístico-crítico- reflexivo, Proposta Pedagógica ou Dissertação.
Disciplinas Eletivas:
  • 06 créditos.

Atividades Especiais:
  • 03 créditos, resultantes de publicação de artigos científicos em periódicos.

Seminários Avançados:
  • 02 créditos, participação em dois Seminários Avançados, de 15 h/a cada, cuja oferta está relacionada à necessidade das Linhas de Pesquisa e à eventual divulgação de pesquisas de pesquisadores convidados.


Equivalência horas aula/crédito: 1 crédito = 15 h/a

 
CORPO DOCENTE

Prof. Dra. Amábilis de Jesus da Silva http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771364A9
Profa. Andréa Sério Bertoldi http://lattes.cnpq.br/5961876370701710
Prof. Dr. Artur Correia de Freitas http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775781H9
Profa. Dra. Denise Bandeira http://lattes.cnpq.br/7336525235378003
Prof. Dr. Francisco Gaspar http://lattes.cnpq.br/2053790360952885
Prof. Dr. Giancarlo Martins http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4123808P6
Profa. Dra. Guaraci Martins http://lattes.cnpq.br/5878388419335370
Prof. Dr. José Elizer Mikosz http://lattes.cnpq.br/8805958526800693
Prof. Dr. Marcos Henrique Camargo http://lattes.cnpq.br/7288362539238367
Prof. Dra. Marila Annibelli Vellozo http://lattes.cnpq.br/8878488690524317
Profa. Dra. Marília da Silva Franco http://lattes.cnpq.br/0746302324292563
Prof. Dr. Robson Rosseto http://lattes.cnpq.br/2190838870076391
Profa. Dra. Rosemeri Rocha http://lattes.cnpq.br/9734662622571615
Profa. Dra. Salete Machado Sirino http://lattes.cnpq.br/1331036846713013
Profa. Dra. Solange Straub Stecz  http://lattes.cnpq.br/6933734062626717
 
Coordenação:
Profa. Dra. Salete Paulina Machado Sirino

Vice-Coordenação:
Profa. Dra. Andréa Lúcia Sério Bertoldi


Outros documentos: