Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Graduação > Licenciatura em Música > Nota explicativa sobre o Ensino Remoto Emergencial do curso de Licenciatura em Música

por Helio Sauthier publicado 26/05/2021 17h43, última modificação 28/05/2021 16h17

<- Página anterior

Devido às medidas sanitárias de urgência adotadas desde 2020, tendo em vista a contenção da pandemia da Covid 19, o curso de Licenciatura em Música do Campus Curitiba II da Unespar, bem como os demais cursos de nossa instituição, tem aplicado o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como forma de continuar atendendo a comunidade acadêmica e de manter ativo o curso. O Colegiado de Licenciatura em Música estabeleceu, em maio de 2020, o seu Programa de Atendimento Pedagógico Remoto (Ata do Colegiado nº 14/2020), o qual tem por base, principalmente, atividades de ensino online síncronas (ao vivo) combinadas com atividades assíncronas (isto é, aquelas que não são necessariamente realizadas no horário de aula). Esse modo de ensino é emergencial e uma vez que nossa IES não dispõe de estrutura de EAD, os desafios são diversos, tanto para os alunos quanto para os professores. Um desses desafios tem sido a comunicação e operacionalização das atividades acadêmicas e por isso precisamos da colaboração de todos.

É importante reforçar alguns pontos práticos do nosso Programa de Atendimento Pedagógico Remoto:

A principal plataforma de ensino utilizada para o registro de atividades é o Moodle, sendo que alguns professores, de acordo com a sua possibilidade empregam também (ou ao invés), o Gsuite.

As plataformas para a realização dos encontros síncronos (as aulas ao vivo) tem variado de acordo com a melhor adaptação de cada professor, buscando sempre o acordo possível com a maioria dos alunos.

Mas atenção, o SIGES segue sendo o sistema acadêmico oficial e efetivo de matrícula, registro de notas, frequência, histórico escolar etc. É importante que os estudantes tenham o hábito de consultar o SIGES para verificar a regularidade de sua situação acadêmica.

É imprescindível a participação ativa dos estudantes no sentido de buscar a comunicação, seja consultando o a página do nosso curso, seja através do contato com os professores, com a coordenação, com a representação discente e ainda a Secretaria Acadêmica (SAC).

É possível consultar a SAC nos telefones 3250 7322 ou 3250 7324, das 13:30 às 17h. O email da coordenação: coordenacao.musica@unespar.edu.br

O principal meio para que os professores organizem suas turmas e disciplinas tem sido o contato direto com os professores e com a representação discente via email, e em determinados casos, grupos de aplicativo de whatsapp. Por isso, após encaminhadas questões de matrícula, sugere-se entrar em contato com os professores por email, para começar a ter acesso às aulas.

Clique aqui para acessar os emails do colegiado de Licenciatura em Música.

Outra instância de atendimento aos estudantes é o NDE (Núcelo Docente Estruturante), através do email: nde.musica.curitiba2@unespar.edu.br

E representantes discentes:

josiane.moliveira@gmail.com (Representante geral e 4º ano)
jaineferreira193@gmail.com (2ª série)
veronicabaldao321@gmail.com (3ª série)

Agradecemos a compreensão e contamos com a colaboração de todos para que possamos seguir em frente com nossas atividades acadêmicas em meio a este cenário desafiador, esperando poder voltar em breve à normalidade.

Coordenação do Curso de Licenciatura em Música