Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Cinco filmes do curso de especialização em Cinema, com ênfase em produção, foram exibidos na Cinemateca de Curitiba

por publicado: 26/01/2018 14h07 última modificação: 26/01/2018 14h08

Nesta quarta, 20/12, na Cinemateca de Curitiba, houve a exibição de cinco filmes do Curso de Especialização em Cinema, com ênfase em Produção, da Unespar/FAP:  Cidade Sorriso (2012), Os ladrões de coração (2012), Filhos deste solo (2014), 3 por 1 (2015), e Miriam quer brigar (2017), realizados como atividade prática para a disciplina Produção Cinematográfica: teoria e prática, ministrada pela Profa. Dra. Salete Machado Sirino.

Nos trabalhos, os estudantes se dividiram entre as funções do projeto,
com Consultoria do cineasta Luiz Carlos Lacerda  (diretor de Leila DinizViva Sapato! e For All – Trampolim da Vitória, Introdução à Música do SangueO que seria deste mundo sem paixão?), a partir da escolha de roteiros realizados para a disciplina Roteiro: teoria e prática, alternadamente, ministrada pela Profa. Dra. Sabina Anzuategui, Prof. Dr. Acir Dias e Prof. doutorando Fernando Severo.

O documentário Cidade Sorriso, escrito por Caê Kokubo, com direção conjunta dele e de Rodrigo Cavalheiro, apresenta quatro personagens que utilizam dos meios de transporte de uma cidade grande. Todos eles têm sua opinião sobre os problemas de mobilidade urbana atuais. Mas um deles é um ator, o que não significa que o que ele diga não seja verdade.

A história de ficção Os Ladrões de Coração, roteiro de William Biagioli, com direção conjunta dele e de Paulo Roberto da Silva e Marcos Trindade, aborda sobre o drama vivido por Miguel, o mais antigo funcionário de uma grande empresa, que é demitido durante uma fase de reformulação da companhia e que ao revisitar seu passado encontra recordações do tempo em que era vocalista da banda Os Ladrões de Coração

Em meio aos protestos que invadiram as ruas de cidades de todo o país em junho de 2013, um marqueteiro político precisa passar por cima de suas convicções pessoais para formular a resposta do governo que será apresentada pela própria presidente da República. Esta é a premissa do filme Filhos deste Solocom direção conjunta de Suellen Alves e Lucas Niero e com roteiro de Allan Oliveira.

O filme 3 por 1, co-dirigido por Amarildo Martins e Marcos de Bona, com roteiro de Rafael Waltrick, traz uma trama de suspense com toques noir e narrativa não-linear. A história, contada por diferentes pontos de vista, gira em torno de um grupo de criminosos que precisa enfrentar intrigas e traições dentro do próprio bando.

Por último foi exibido o filme Miriam quer brigar, direção conjunta de  Silvia Albuquerque Queluz e Tais Urquizar, que escreveu o roteiro em parceria com Odair Rodrigues. Este filme coloca as mulheres no protagonismo de momentos históricos de luta da sociedade brasileira, misturando ficção e documentário, numa  aposta para fazer a ponte entre o contexto atual do país e das últimas grandes lutas de nossa história, como as manifestações pela “Diretas Já”.

Confira algumas imagens: