Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Abertas as inscrições para o PROVAR 2023 – Processo Seletivo de Ingresso em vagas remanescentes – até o dia 20 de maio

Abertas as inscrições para o PROVAR 2023 – Processo Seletivo de Ingresso em vagas remanescentes – até o dia 20 de maio

Geral, Ensino

por publicado: 17/05/2023 13h09 última modificação: 17/05/2023 13h09

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Diretoria de Registros Acadêmicos, torna público as normas para o Processo Seletivo de Ingresso em vagas remanescentes (PROVAR 2023) em seus cursos de graduação no ano letivo de 2023.

O PROVAR 2023 será realizado de acordo com as normas previstas no Edital 069/2023 e disponibilizará as vagas remanescentes dos processos seletivos anteriores da Universidade.

EDITAL CLIQUE AQUI

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

O processo seletivo se destina aos(as) candidatos(as) que participaram dos seguintes processos seletivos:

- Concurso Vestibular 2022/2023

- Processo Seletivo Complementar - PS1 2023

- Processo Seletivo Complementar - PS2 2023

- Da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2023-1, para a Unespar ou

- Da Edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2022).

 

Não poderão participar deste processo seletivo os(as) candidatos(as) que não tenham obtido classificação nos processos elencados no item 1.4 do Edital, ou, que estejam com matrícula efetivada em chamadas de matrículas já efetivadas, para o ano letivo de 2023 na Unespar.

O(a) candidato(a) que obtiver classificação no limite de vagas e estiver matriculado(a) em outro curso de graduação em outra Instituição de Ensino Superior Pública, em todo o território nacional, deverá cancelar sua matrícula do outro curso para matricular-se na Unespar, sendo proibida a matrícula ativa em ambas as instituições.

O resultado do processo seletivo será válido somente para o ano letivo de 2023 e seus efeitos cessarão ao final do processo de matrículas.

Os(as) candidatos(as) que se inscreverem em cursos que prevêem Teste de Habilidades Específicas (THE), deverão obrigatoriamente realizá-lo e obterem aprovação para efetivação da solicitação de matrícula.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.unespar.edu.br/matriculas, no período de 12 a 20 de maio de 2023 (até às 23h59min), clicando em PROVAR 2023 - INSCRIÇÕES - CLIQUE AQUI, onde o(a) candidato(a) informará seu CPF, escolherá o Processo PROVAR, selecionará o ano de ingresso 2023 e poderá se inscrever em até 03 (três) opções de cursos que disponibilizem vagas, conforme o Anexo “A” do Edital.

Não haverá taxa de inscrição para participação desta Seleção e, ao se inscrever, o(a) candidato(a) aceita as condições e regulamentações do Edital, seus anexos, bem como de anexos complementares e outras normas da Unespar, não podendo alegar desconhecimento delas.

O(a) candidato(a) poderá se inscrever em até 03 (três) opções de cursos que disponibilizem vagam, de qualquer campus da Unespar e, se convocado para matrícula, deverá frequentá-lo na cidade e turno do curso para o qual se inscreveu.

A inscrição no PROVAR 2023 será realizada tendo como base a nota da Redação obtida no Processo Seletivo em que o(a) candidato(a) participou.

Para o(a) candidato(a) que possui mais de uma nota de Redação, por ter participado de mais de um Processo Seletivo de ingresso, seja do Concurso Vestibular 2022/2023 ou PS1 2023, ou PS2 2023, ou do ENEM 2022 - SISU 2023-1, será utilizada automaticamente a maior nota para efeitos de inscrição.

Os(as) candidatos(as) participantes da Lista de Espera do SISU para a Unespar, terão a nota da redação obtida eletronicamente por meio dos arquivos de dados fornecidos pelo sistema Sisugestão/MEC.

Os(as) candidatos(as) participantes dos Processos Seletivos organizados e executados pela Unespar (Concurso Vestibular 2022/2023, PS1 2023 e PS2 2023) terão a nota da redação obtida conforme arquivos constantes no banco de dados da Unespar.

Os(as) candidatos(as) inscritos no Concurso Vestibular 2022/2023, PS1 2023, PS2 2023 e, do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2023-1, que manifestaram interessa na Lista de Espera para a Unespar, poderão fazer sua inscrição automaticamente, no endereço eletrônico: www.unespar.edu.br/matriculas, clicando em: PROVAR 2023 - INSCRIÇÕES - CLIQUE AQUI, (respeitando o item 1.5 do Edital).

 

IMPORTANTE

Os (as) candidatos(as) que prestaram as provas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2022), que não se inscreveram para o SiSU 2023-1 para Unespar, ou se inscreveram apenas para a chamada regular do processo e não obtiveram classificação, deverão primeiramente solicitar inserção dos seus dados pessoais por meio do formulário contido no Anexo B do Edital, devendo o(a) candidato(a) enviá-lo juntamente com os documentos comprobatórios via e-mail para a Seção de Controle Acadêmico (Secretaria Acadêmica) do campus da Unespar (ou de maneira presencial), conforme Anexo C do Edital, até o dia 16 de maio de 2023. Após esta inserção, num segundo momento, o(a) candidato(a) deverá efetivar a inscrição na(s) vaga(s) pretendida(s), através do endereço eletrônico www.unespar.edu.br/matrículas.

  

SOBRE O PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

A classificação no PROVAR 2023 será feita pela ordem decrescente da nota da Redação, obtida no processo seletivo, respeitadas as normas deste Edital.

Se houver candidatos(as) com notas coincidentes, far-se-á o desempate pela maior idade.

Estarão habilitados(as) (aprovados(as)) para o Teste de Habilidade Específica (THE), nos cursos em que o prevêem, o número de três vezes de vagas disponíveis, conforme especificado no Anexo “A”. As demais regras referentes ao Teste de Habilidades Específicas serão publicadas em editais específicos.

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O resultado final do PROVAR 2023 será publicado em edital, a partir do dia 22 de maio de 2023 e disponibilizado no endereço eletrônico www.unespar.edu.br/matriculas.

 

CONVOCAÇÃO DOS(AS) CLASSIFICADOS(AS)

O(a) candidato(a) classificado(a) será convocado(a) para solicitação de matrícula para o preenchimento da vaga para a qual concorre, devendo seguir as normas que estarão contidas no edital próprio de convocação, que será disponibilizado no endereço eletrônico www.unespar.edu.br/matriculas.

Após a publicação dos resultados, não será aceita em hipótese alguma a solicitação de matrícula do(a) candidato(a) que, no momento que prestou o processo seletivo, se enquadrava na condição de treineiro(a) - que não concluiu o Ensino Médio no ano da realização do Processo Seletivo.

 

MATRÍCULAS

Observada a ordem de classificação, as matrículas serão realizadas conforme as normas que serão publicadas em edital próprio conforme itens 5.1 e 5.2 do Edital.