Você está aqui: Página Inicial > Sobre > Extensão > Apresentação

Apresentação

De acordo com o Regimento da Unespar, as divisões acadêmicas são vinculadas à Direção Geral do Campus, e têm por finalidade proporcionar suporte aos centros de área, cursos e programas, no desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas, a partir das determinações emanadas dos conselhos superiores e das respectivas pró-reitorias.

No caso da Divisão e Extensão e Cultura, esse suporte se aplica às atividades de extensão dos cursos de graduação e pós-graduação, apoiando assim a integração do campus à comunidade externa.

Suas atividades envolvem:

  • Acompanhamento da tramitação das propostas e registro das ações de extensão;

  • Certificação das atividades realizadas em Extensão e Cultura;

  • Difusão do conhecimento teórico sobre a extensão universitária;

  • Divulgação e apoio à produção cultural do Campus;

  • Orientação à comunidade do campus quanto à elaboração de propostas, inscrições em editais, prospecção de parcerias e convênios com outras instituições, públicas ou privadas e a associação da extensão com a pesquisa e o ensino (curricularização da extensão);

  • Prospecção de campos para as ações de extensão dos cursos do campus;

  • Apoio administrativo quanto ao fomento à extensão, na forma de bolsas, aquisições e outras formas de financiamento de ações de extensão;

  • Apoio à organização de eventos.


EQUIPE

Chefe da Divisão de Extensão e Cultura

Profa. Dra. Pierangela Nota Simões


Chefe da Seção de Extensão e Cultura

Me. Helio Ricardo Sauthier

 

Contato: extensao.curitiba2@unespar.edu.br

Telefone: (41) 3166-3706


ORIENTAÇÕES

Na Unespar, as atividades de extensão são regulamentadas pela Resolução 042/2022/CEPE-UNESPAR, que instituiu o regulamento de extensão e cultura atualmente em vigor.

Há também instruções normativas e outras orientações. Todos esses documentos estão disponíveis na página da PROEC:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PÁGINA DA PROEC

Para uma consulta rápida, elaboramos alguns diagramas sobre a tramitação de propostas e relatórios de extensão:



A extensão universitária tem todo um desenvolvimento histórico e teórico nas universidades brasileiras, que foi consolidada pelo Fórum dos Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – o FORPROEX. Na mesma página de orientações da PROEC Unespar é possível obter os documentos dessa entidade, bem como as Diretrizes Nacionais para a Extensão Universitária, Resolução da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Abaixo separamos algumas definições importante para a distinção dos diferentes processos envolvidos e que fazem a nomenclatura da extensão:


Também foi elaborado um vídeo explicativo sobre as características e possibilidades da extensão no Campus de Curitiba II, voltado para a área de Artes:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O VÍDEO