Você está aqui: Página Inicial > Noticias > XIII Simpósio Internacional de Cognição de Artes Musicais - SINCAM - inicia nesta terça.

General

por publicado: 01/06/2017 11h28 última modificação: 01/06/2017 11h32

XIII Simpósio Internacional de Cognição de Artes Musicais

Promoção:

Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM)

Organização:

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Campus de Curitiba II Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Data: 23–26 de maio de 2017

Local: UFPR - Campus I -  Pólo da Comunicação - Rua Bom Jesus, 650 - Térreo - Juvevê

O Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM) é um evento anual promovido pela Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) em parceria com instituições acadêmicas e científicas. Em 2017, o 13º SIMCAM será realizado pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Paraná – UFPR e a Universidade Estadual do Paraná, em Curitiba, entre os dias 23 e 26 de maio. Este será um fórum multidisciplinar dedicado a um amplo espectro de discussões de questões científicas relevantes no estudo dos processos cognitivos relacionados à música. As línguas oficiais do SIMCAM são o Português, o Inglês e o Espanhol. O simpósio irá trazer conferencistas internacionais, realizará mesas-redondas com participantes convidados, promoverá sessões de comunicação oral e pôsteres, grupos de estudo e apresentações artísticas, como descritos abaixo. Mais detalhes sobre os convidados já estão disponíveis no website da ABCM.

Conferências

As conferências estimularão discussões sobre questões relevantes e atuais na área de cognição musical, a partir da apresentação de pesquisas realizadas por investigadores internacionalmente reconhecidos.

Mesas-redondas

Nas mesas-redondas, pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente debaterão temas de destaque e recentes propostos pela ABCM.

Sessões de Comunicações Orais e Pôsteres

Trabalhos científicos submetidos, analisados e aprovados pela comissão científica serão apresentados como Comunicação Oral ou como Pôster em diversas sessões durante o evento. O processo de submissão de trabalhos nessas modalidades está detalhado abaixo, na chamada Chamada de Trabalhos. Trabalhos apresentados no evento como Comunicação Oral ou como Pôster terão seus textos completos publicados nos Anais (ISSN 2236-4366). Trabalhos aceitos para o simpósio, mas não apresentados, terão somente seus abstracts publicados no Caderno de Resumos, porém não constarão nos Anais do evento.

Grupos de Estudo – GEs

Nos Grupos de Estudo tópicos específicos de natureza teórica ou metodológica serão discutidas tanto na perspectiva das subáreas do simpósio quanto em perspectivas mais abrangentes em cognição musical.  Os trabalhos ocorrerão sob a supervisão de um ou mais pesquisadores convidados pela ABCM ou que tenham submetido uma proposta de GE ao evento. Propostas para Grupos de Estudo no SIMCAM 13 deverão ser submetidas à diretoria da ABCM através de formulário específico disponível no website da associação, até três meses antes do início do simpósio. A proposta deve conter o projeto a ser desenvolvido durante o SIMCAM pelos membros participantes do grupo, que se comprometem a apresentar por escrito, na sessão final, um relatório das atividades (aquelas efetivamente realizadas durante o evento assim como as fases futuras planejadas para o GE)

Apresentações Artísticas

Durante o SIMCAM, performances artístico-musicais serão apresentadas dentro da programação. Nelas se espera uma integração da produção científica apresentada no simpósio com as atividades artísticas e musicais de pesquisadores participantes assim como de artistas locais.

Certificados

Certificados individuais serão remetidos a todos os trabalhos apresentados no SIMCAM (conferências, participação em mesas-redondas, apresentações orais e pôsteres e performance artísticas). Certificados conterão o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do trabalho, conforme conste na programação do evento. No caso de apresentações orais e pôsteres os certificados estarão impressos e disponíveis aos autores imediatamente após a sessão de apresentações. Serão emitidos certificados apenas para os trabalhos efetivamente apresentados durante o simpósio. Os participantes dos Grupos de Estudo receberão seus certificados digitalmente (por email) e a formalização de participação será realizada durante o credenciamento do evento.

Mais informações:

ABCM: http://www.abcogmus.org/abcm