Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Propedh oferece acolhimento psicológico para comunidade acadêmica

Propedh oferece acolhimento psicológico para comunidade acadêmica

Geral, Ensino

por publicado: 14/06/2022 13h23 última modificação: 14/06/2022 13h23

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), oferece serviços de acolhimento psicológico para discentes, docentes e agentes, por meio do programa CEDH Acolhe. Além desse programa da Unespar, o Governo do Estado disponibiliza o acolhimento psicológico online, além de avaliação e acompanhamento em casos de suspeita ou confirmação de Covid-19 pelo App Saúde Pr online. Os serviços são complementares, gratuitos e fica a critério dos/as solicitantes, escolherem por qual meio preferem ser atendidos/as.

A forma de solicitação de atendimento é diferente entre os programas: o CEDH Acolhe otimizou o contato com os/as profissionais e disponibilizou e-mails, para que o/a solicitante fale diretamente com os/as psicólogos/as do campus ao qual pertence. As sessões podem acontecer de forma remota ou presencial; com o App Saúde Pr online é possível realizar o agendamento por meio do próprio aplicativo, ao baixá-lo na loja de seu celular. Neste caso, os atendimentos acontecem de forma remota.

CONTATOS DO CEDH ACOLHE CLIQUE AQUI

A pró-reitora da Propedh, Andrea Serio, reforça que a pandemia de Covid-19 aprofundou o sofrimento emocional de muitas pessoas e que “diante do alarmante crescimento de distúrbios emocionais, verificados principalmente entre adultos e jovens, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm se mobilizado para oferecer alternativas de apoio emocional à comunidade acadêmica, para que o processo de desenvolvimento de cada pessoa ocorra em sua potencialidade, considerando a multiplicidade de interfaces educacionais e biopsicossociais”, explica Andrea, ao complementar que são iniciativas que buscam dirimir o sofrimento da comunidade acadêmica e promover desenvolvimento humano.

É importante reforçar que essas ações oferecidas pela Unespar, não configuram-se como tratamento, mas sim como psicoterapias breves de suporte emocional, bem como, triagem e encaminhamento para tratamento psicológico e/ou psiquiátrico, quando for o caso.

#ParaTodosVerem
Figura quadrada com fundo verde e sobre ele o texto: Programa se Apoio Emocional CEDH ACOLHE.
Acolhimento psicológico à comunidade acadêmica. À direita um QR code e abaixo logos institucionais.

#ParaTodosVerem
Figura quadrada com fundo verde, à esquerda uma mão segura um celular com a logo: Saúde Pr online. À direita, o texto: Acolhimento Psicológico Online. Escuta e acolhimento psicológico pada estudantes, professores e servidores das universidades estaduais. Em baixo, logos institucionais.