Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Projeto Bem Vindo-Egresso contará com a participação do Antropofocus no dia 28 de junho

por publicado: 22/06/2022 11h16 última modificação: 24/06/2022 09h51

No próximo dia 28 de junho, o projeto de extensão Bem-Vindo Egresso do campus de Curitiba/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) contará com a participação do Antropofocus. O bate papo acontecerá no canal do curso de Artes Cênicas no Youtube, às 19h.

Antropofocus - mais de duas décadas de história

O grupo teve início no final do século passado, no ano 2000. Na época, estudantes cursando a Faculdade de Artes do Paraná se juntaram com o objetivo de produzir comédia de maneira “diferente”: fugir de clichês e não usar palavrões. Essa não foi exatamente uma decisão ética, foi uma decisão estética. Ao retirar clichês e palavrões, o grupo se obrigava a encontrar novas formas de provocar o riso na sua plateia.

Desde o primeiro momento, a criação foi colaborativa, em que tanto os integrantes do grupo como parceiros de cada projeto poderiam opinar e auxiliar na construção do resultado do espetáculo, inclusive colaborando com alterações de sessão a sessão. Todas as peças em repertório do grupo estão em constante alteração de detalhes, devido ao cuidado continuado de toda equipe. Esse processo foi possível graças ao uso de técnicas de improvisação teatral, que colaboram para a aceitação irrestrita das ideias que venham dos outros, e também para a adaptabilidade do elenco perante qualquer mudança.

Em seus quase 22 anos de história, o Antropofocus criou treze espetáculos, um programa de rádio, mais de 300 sketches, dezenas de peças curtas. O trabalho de pesquisa dos espetáculos acabou desenvolvendo também uma pedagogia teatral focada em improvisação, tendo centenas de alunos em Curitiba e diversos outros por todo o país.

O projeto Bem-Vindo egresso é coordenado pela Professora Ana Fabrício, do Colegiado do curso de Bacharelado em Artes Cênicas da campus de Curitiba/FAP da Unespar.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL CÊNICAS