Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Professora da FAP participa como convidada no 29º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

por publicado: 20/10/2021 10h26 última modificação: 20/10/2021 10h26

A professora Pierangela Nota Simões, do Colegiado de Musicoterapia, participou como convidada no 29º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado entre os dias 13 e 16 de outubro.  O evento tem teve o propósito de entrar para a história da Fonoaudiologia como o maior e mais acessível evento da área, da América Latina, promovendo oportunidades de atualização profissional em diferentes áreas do conhecimento na Fonoaudiologia e em áreas correlatas.

A professora Pierangela realizou a apresentação “Highlight: A avaliação da percepção musical no processo de indicação de aparelhos de amplificação sonora e individual e implantes cocleares”. O tema foi considerado relevante pela comissão organizadora do evento porque apesar dos constantes avanços tecnológicos, e dos benefícios que os aparelhos auditivos e implantes cocleares oferecem às pessoas com deficiência auditiva, a percepção musical ainda é um desafio.

Em sua fala, a professora destacou a importância da avaliação da percepção musical nos protocolos de indicação e adaptação dos aparelhos auditivos e implantes cocleares e ressaltou que ainda há muito que aprender e sistematizar sobre a percepção musical dos usuários de dispositivos auditivos, a começar pela “afinação” entre fonoaudiólogos, engenheiros e músicos para discutir esse assunto e fazer a música ressoar em todos os ouvidos.

A professora teve oportunidade ainda de apresentar os e-pôsteres “A música, os músicas e a audição: revisão da literatura “ e “Avaliação a percepção musical em pessoas com deficiência auditiva: como é feita?”