Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Professor Rafael Tassi Teixeira lança o livro "Arte e holocausto: da produção da memória à escrita fílmica e fotográfica nas representações sobre Auschwitz"

Professor Rafael Tassi Teixeira lança o livro "Arte e holocausto: da produção da memória à escrita fílmica e fotográfica nas representações sobre Auschwitz"

por publicado: 09/10/2019 10h27 última modificação: 09/10/2019 10h27

Arte e holocausto: da produção da memória à escrita fílmica e fotográfica nas representações sobre Auschwitz

de Rafael Tassi Teixeira

Ao seu tempo, dentro do tempo da memória e nas frestas de sentido, há uma condição intrínseca que permeia as representações visuais: a imagem é uma condição superlativa que designa um movimento de controle e ao mesmo tempo de abertura nas interpretações sobre um acontecimento histórico. Quando esse registro se equilibra em uma linha difícil sobre uma condição terrível de imaginar, uma das perguntas que se podem fazer é se elas são suficientes para tecer o fio da memória e ajudar a articular o passado em suas múltiplas possibilidades interpretativas.

As imagens, procedentes de registros arquivísticos e do ensejo das formas artísticas (filme e fotografia), são pontos centrais nessa discussão. Elas não podem ser interrompidas jamais, e devem seguir insurgindo com força quando se discutem as ressonâncias imagéticas no espaço fílmico e fotográfico sobre o Holocausto. No caso deste livro, elas são centrais, como gestos em constante urgência de ressignificação, para se lutar contra todas as formas de apagamento.

 

Capa: Humberto Nunes

Nº de páginas: 253

ISBN: 978-85-205-0855-8

Departamento editorial e divulgação: (51) 3019- 2102

Editora Meridional Ltda.

Rua  Lepoldo Bier, 644/4ª andar - Tel.: (51) 3110-9801

Porto Alegre – RS. 90620-100 e-mail: sulina@editorasulina.com.br

Vendas on-line: https://www.editorasulina.com.br