Você está aqui: Página Inicial > Noticias > PPG-CINEAV realiza processo seletivo com reserva de vagas para ações afirmativas

por publicado: 08/11/2021 17h06 última modificação: 08/11/2021 17h22

Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV), da Universidade Estadual do Paraná-Campus de Curitiba II, está realizando processo seletivo para a turma de 2022 e contempla no Edital de Inscrições a política de ações afirmativas, com base na Resolução nº 001/2020-PPG-CINEAV, que é resultado do extenso trabalho do Colegiado do programa, que durante o ano de 2020, se debruçou para a elaboração e aprovação da resolução que dispõe sobre a política de ações afirmativas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV).

A resolução do PPG-CINEAV pode ser consultada AQUI.

O processo seletivo do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo – que já está na fase das entrevistas aos/às candidatos/as - disponibilizou no edital de inscrições (Edital nº. 019/2021- PPG-CINEAV), um total de 18 vagas para portadores de diplomas de qualquer área de graduação, sendo: 20% para pessoas que autodeclaradas negras; 5% para pessoas que autodeclaradas indígenas; 5% para pessoas que autodeclaradas com deficiência; 5% para pessoas que autodeclaradas trans (travestis, transexuais e transgêneros) e 5% para pessoas autodeclaradas com baixa renda e com formação (educação básica e graduação) em instituições públicas.

Das inscrições realizadas ao processo seletivo para Ingresso e Matrícula no Programa de Pós-graduação - Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo - Turma 2022, a demanda pela reserva de vagas alcançou um percentual de 25% do total de inscrições, o que demonstra a importância da implementação da política de ações afirmativas para a pós-graduação, tanto para o acesso quanto para o processo de inclusão e permanência no âmbito do stricto sensu.

A Comissão do processo seletivo - bem como todo o Colegiado do PPG-CINEAV - está muito satisfeita com a implementação da política de ações afirmativas, e entende que esse é um passo importante para o Programa, assim como para a instituição, pois amplia o acesso plural à pós-graduação, combate desigualdades históricas e promove maior representatividade social no âmbito da universidade e em outros espaços.

É importante salientar que no âmbito institucional, no ano de 2021, uma Comissão composta por docentes dos programas de pós-graduação da instituição, assim como por representantes da PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) elaboraram uma Resolução de Política de Ações Afirmativas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), a qual já foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A resolução está disponível em: https://www.unespar.edu.br/a_reitoria/atos-oficiais/cepe/resolucoes/2021/resolucao-no-022-2021-2013-cepe-unespar.

Com isso, os demais programas de pós-graduação também passarão a implementar a política de ações afirmativas no âmbito dos programas, conforme suas especificidades.

A coordenadora do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, professora Beatriz Avila Vasconcelos, destaca que a implementação da política de ações afirmativas é um passo muito importante tanto para o PPG-CINEAV, quanto para a Unespar como um todo, na direção de um posicionamento claro e ativo da instituição em prol da diminuição das desigualdades sociais e da inclusão de sujeitos historicamente excluídos de direitos e da plena existência em sociedade. Trata-se de uma política que faz jus ao papel social de uma IES pública e ao seu compromisso com a construção de um país mais justo, para o qual a pesquisa e o ensino realizados em um Programa de Pós-Graduação também deve contribuir.

Texto : Professora Claudia Priori do Colegiado do PPG-CINEAV.