Você está aqui: Página Inicial > Noticias > PPG-CINEAV realiza aula inaugural do Programa de Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo

por publicado: 21/03/2019 13h33 última modificação: 21/03/2019 13h33

Nesta quarta (20) ocorreu a realização da aula inaugural do Programa de Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo, no Auditório Antonio Melillo do Campus de Curitiba II da Unespar, com a presença do Prof. Eduardo Baggio, coordenador do Programa, da Profª Cristiane Wosniak, vice-coordenadora do Programa e da Profª Rosemeri Rocha, Diretora do Centro de Área de Artes da FAP, bem como contou com a participação de professores, estudantes, agentes e membros da comunidade.

De acordo com Baggio, “o  Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo é o primeiro com esse foco na região Sul do Brasil, e o primeiro mestrado brasileiro de Cinema e Vídeo na área de Artes. É resultado de uma longa caminhada que representa todas as pesquisadoras e todos os pesquisadores que há anos dedicam-se às investigações em Artes nas antigas faculdades isoladas Embap e FAP e, desde 2013, na Unespar. Representa também cada professora e professor de nossa universidade que todos os dias lutam pela formação artística. E representa ainda administradores, agentes e pessoal terceirizado que atuam diariamente com dedicação e carinho em prol da Educação, da Cultura e das Artes. Assim, o curso que hoje iniciamos é o resultado de infinitos gestos e pensamentos de toda gente que fez e faz existir a Unespar”.

A aula magna, “Cinema Expandido: entre efeitos de ruído e performatividade”, foi proferida pela Profª Dra. Patricia Moran, do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo. “ A aula da professora Patricia Moran foi esclarecedora e norteadora, pois nos aponta a importância do mundo acadêmico estar atento ao que é desviante, àquilo que para muitos é fora de ordem ou fora da norma. Se de um lado esse apontamento diz sobre aspectos estéticos na videoarte, como os exemplos evidenciaram, diz também sobre nossas vidas em sociedade e em como devemos estar abertos ao diferente, em busca do plural e em luta pela liberdade”, evidenciou o coordenador do Programa.