Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Oficina de Euritmia acontecerá gratuitamente no Telab no dia 28 de maio

Oficina de Euritmia acontecerá gratuitamente no Telab no dia 28 de maio

por publicado: 19/05/2022 09h59 última modificação: 19/05/2022 09h59

A Cia Terra Nova de São Paulo em parceria com o campus de Curitiba II – FAP promovem a Oficina de Euritmia, ministrada por Marília Barreto, no dia 28 de maio, no Telab. São 25 vagas e as inscrições são gratuitas.

OFICINA DE EURITMIA

A Euritmia é uma arte de movimento inovadora, inaugurada na Europa no início do século XX a partir das pesquisas do artista, cientista e filósofo Rudolf Steiner. Com uma linguagem contemporânea particular, suas coreografias expressam poemas e músicas segundo o movimento próprio do som, seja expresso pela palavra verbal, em poesia ou prosa, seja nos elementos da composição musical, como no tom, no intervalo, na melodia, no ritmo etc..

Ampliar cenicamente a dinâmica interna dos sons, acrescentando ao Teatro a coreografia de texto e música, do modo inédito como a Euritmia o faz, permite expandir a cena e levar a vivência poética da alma a dimensões inusitadas. A oficina e voltada para estudantes, artistas e interessados.

DIA – HORÁRIO - LOCAL

28 de maio de 2022, das 14:30h às 16:30h

TELAB - Teatro Laboratório UNESPAR / FAP

Rua dos Funcionários nº 1758 – Cabral

INSCRIÇÃO GRATUITA

Faça sua inscrição enviando email para euritmiaartistas@gmail.com

informando:

Nome completo

Idade

Área de atuação

Celular

SOBRE A MINISTRANTE

Marília Barreto é euritmista, formada pela Escola Superior Hogeschool Helikon em Haia/ Holanda, onde integrou o Nederlands Eurythmie Ensemble em sua turnê europeia de 1987/88. De volta ao Brasil, foi co-fundadora do Grupo de Euritmia de São Paulo, com o qual atuou no palco entre 1987 e 2001, no Brasil e em diversas turnês à Europa, América Latina e Estados Unidos. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUS-SP (2003), com a Dissertação Da palavra à poética do movimento, nos últimos anos Marília ampliou sua pesquisa para a interface da euritmia com outras artes afins: leciona euritmia como preparo para atores, pesquisa e ensina a arte de coreografar textos da Literatura universal, e já preparou inúmeros professores e coreógrafos nesta arte. É vasto seu trabalho na Arte-Educação: entre 1988 e 2017 lecionou euritmia como matéria curricular na Escola Waldorf Rudolf Steiner e no Colégio Waldorf Micael, para alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo realizado entre 2003 e 2017 inúmeros projetos extracurriculares e 11 turnês internacionais com grupos jovens, como fundadora e coreógrafa do Terra Brasilis Euritmia, da Pré Graduação Terranova e do Grupo VOA de Euritmia Jovem. Afora sua presença profissional no palco em inúmeros projetos anteriores, em anos recentes, à frente da Cia Terranova, de sua criação, concebeu Coreografia e Produção dos espetáculos Oblivion (2010-12), Os Servos de Pan (2014-17), Na anatomia oca dos pássaros – ensaio lírico a Santos Dumont (2018-22) e A Rixa das Bruxas ou o menino que queria voar (2018-22).

Vídeo sobre a Oficina