Você está aqui: Página Inicial > Noticias > O Laboratório de Cinema e Educação do Campus de Curitiba II/FAP participa da Maratona de Audiovisual Brasil Uruguai

Extensao

por publicado: 19/04/2021 13h18 última modificação: 19/04/2021 13h18

O Laboratório de Cinema e Educação do Campus de Curitiba II/FAP, programa de extensão criado em 2015 e coordenado pela professora Dra. Solange Stecz, participa de 19 a 23 de abril de 2021 da Maratona de Audiovisual Brasil Uruguai.

A abertura do evento acontece na segunda-feira, 19 de abril as  19 horas no canal do YouTube = https://www.youtube.com/watch?v=8tiqWRobWRs com palestra do professor João Luiz Leocádio da Universidade Federal Fluminense.

Trata-se de uma ação do projeto Educação Audiovisual em Formação de Docentes: Uma área de inovação educacional dentro do programa de cooperação técnica da ABC (Agência Brasileira de Cooperação) ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a AUCI (Agencia Uruguaya de Cooperación Internacional) do Governo do Uruguai.  O projeto é coordenado pelas professoras Cecilia Etcheverry do Programa Cineduca do Uruguai, Elianne Ivo  do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense e Solange Stecz do Curso de Cinema e audiovisual e  coordenadora do PPGARTES da Unespar

A Maratona Audiovisual é uma das atividades do projeto que foi planejado em 2017 em Montevidéu e que se iniciou em 2018. A proposta foi o desenvolvimento de várias atividades em conjunto, focadas na transferência de conhecimentos. No ano de 2020, com a pandemia da Covid-19, foi preciso readequar as ações previstas presencialmente. Entre elas estava a Maratona Audiovisual que agora acontecerá de forma remota. Pelo LabEducine participam 14  integrantes  sendo alunas do curso graduação em Cinema e Audiovisual, alunas e alunos do Programa de Pós Graduação em Artes - PPGARTES e membros externos do Laboratório. Todas as atividades de redes sociais contam com o apoio da TI do Campus Curitiba,II através do agente universitário Henrique Maschio e da jornalista Rafaela Calil.

O projeto, cujo objetivo principal é a formação de professores, desenvolveu várias atividades entre elas uma oficina de narrativas docentes, realizada em 2019 com quinze professores da rede estadual de educação e ministrada por docentes do Uruguai e do Rio de Janeiro. Outra atividade foi a troca de video-cartas entre o Brasil e o Uruguai da qual participaram os professores Murilo Lazarin (egresso do Curso de Cinema e Audiovisual) e Adriana Cichocki (aluna do PPGARTES).

Em um momento tão grave pelo qual todos passamos, o cinema e o audiovisual despontam como um modelo de vida em que a colaboração e a solidariedade são a chave para a boa realização. A força do coletivo e a pressão do tempo para a produção vão demonstrar que as barreiras da língua, as diferenças culturais e as adversidades da comunicação online serão facilmente transponíveis quando se trata da expressão audiovisual.

Para conhecer os integrantes e acompanhar a Maratona siga as Redes Sociais