Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Fórum sobre Viola da Gamba acontecerá entre os dias 20 e 21 de agosto

Fórum sobre Viola da Gamba acontecerá entre os dias 20 e 21 de agosto

Geral, Extensão

por publicado: 12/07/2021 16h13 última modificação: 12/07/2021 16h13

Entre dos dias 20 e 21 de agosto a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba II/FAP, junto ao Música Antiga na Capela da Glória, promoverão o Fórum 2021 Viola da Gamba em foco, evento de extensão que tem como objetivo divulgar o instrumento musical, assim como estimular a troca de conhecimentos e experiências.

Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento será em ambiente virtual e para participar é necessário se inscrever através do link disponível abaixo, até o dia 31 de julho. O público-alvo é a comunidade acadêmica, músicos, pesquisadores e amante da música.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI 

O Fórum contará com palestras, mesa-redonda, master classes e mostras de vídeos, com as presenças de Reiko Ichise, do Royal College of Music de Londres; Xurxo Varela de Porto, Portugal; a Vice-presidente da Associação Brasileira de Viola da Gamba, Cecília Aprigliano; violoncelo solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e regente do Porto Alegre Consort, Diego Schuck Biasibetti; e da Universidade Federal Fluminense (UFF), a professora Kristina Augustin.

Com exceção das masterclass que são voltadas para aqueles que já se dedicam ao estudo da Viola de Gamba, todas as outras atividades são destinadas para todos aqueles que buscam conhecer um pouco mais acerca do instrumento.

Para mais informações acerca do Fórum 2021 Viola da Gamba, entre em contato com os coordenadores Matheus Prust, da Unespar, através do email matheusprust@gmail.com, ou com Kristina Augustin, da UFF, através do email krisaugustin@outlook.com.

 

Programação

Dia 20 – sexta-feira

14h – Abertura

15h às 17h – Masterclass Diego Schuck Biasibetti (OSPA) (somente para inscritos)

17h15 às 18h30 – Palestra Xurxo Varela (ESMAE, Porto) Advertindo sobre o Advertissemnet e sua utilidade para entender Marin Marais

19h – Mostra de vídeos

 

Dia 21 de agosto - sábado

09h30 às 11h30 – A viola da gamba no cenário luso-brasileiro (mesa redonda) Convidados: Kristina Augustin (UFF), Cecilia Aprigliano (Vice presidente da Assoc. Brasileira de Viola da Gamba), Xurxo Varela (ESMAE, Porto)  Mediação: Matheus Prust

14h às 16h – Masterclass Reiko Ichise (Royal College of Music- Londres),

16h30 às 18h15 – Comunicações

18h30 às 19h30 – Mostra de vídeos e encerramento