Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Egressos do curso de Cinema da Unespar participam do Festival de Veneza e Festival de Gramado

Extensao

por publicado: 18/08/2021 15h51 última modificação: 18/08/2021 16h02

Os egressos do curso Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba II/FAP, Aly Muritiba (diretor e roteirista) e Henrique Santos (roteirista) participarão do Festival de Veneza 2021, na mostra competitiva da Giornate degli Autori (Venice Days), com o longa-metragem "Deserto Particular", no dia 1º de setembro. O evento é um dos três mais importantes do mundo.

O filme conta a história de Daniel, um policial que foi afastado de seu trabalho após cometer um erro. De poucas palavras, o protagonista mora em Curitiba com o pai doente, pelo qual é o responsável. Seu único motivo para sorrir é a misteriosa Sara, uma moça que mora na Bahia e com quem Daniel conversa por um aplicativo do celular. O sumiço repentino de Sara faz com que o policial atravesse o país em busca de seu grande amor.

O roteirista, Henrique Santos, expressa que gosta de pensar no filme “a partir de uma metáfora visual, de uma pessoa que depois de muito tempo vivendo num deserto resolve começar a caminhar ao encontro de algo que não sabe exatamente o que é, mas isso não importa, o que importa é o movimento e o desejo do encontro com o outro e consigo mesmo”. Henrique ainda enfatiza que o longa é sobre uma história de amor, “talvez não tanto convencional, mas tão pouco diferente”, ressalta.

Para o coordenador do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e cineata, Fernando Severo, Aly Muritiba e Henrique Santos apresentavam potencial já durante as aulas. “Fui da banca de TCC do Henrique Santos, em 2019 e convidei ele para um evento chamado Cine Egresso, onde ex-alunos mostram e comentam seus trabalhos, e antes de aceitar ele ficou um pouco em dúvida porque ainda não tinha nenhum longa que escreveu, filmado. Agora tem e com certeza é só o primeiro de muitos”.

Ao falar sobre Aly Muritiba, o professor lembra de sua primeira aula quando o diretor e roteirirsta o pediu para ler dois roteiros que tinha escrito. “Acompanhei uma diária de filmagem de um deles e fiquei muito impressionado com a firmeza e segurança com que ele conduziu um set, tarefa bem difícil para um estudante do segundo período. Lembro claramente de ter pensado "esse cara vai longe"”.

Henrique Santos e Aly Muritiba já estão estudando novas parcerias e desta vez pretendem explorar o gênero do horror. “O que fica mais evidente em cada projeto que fazemos juntos é a vontade de excursionar por um gênero diferente”, garante Henrique. Sua primeira parceria foi na minissérie e no subsequente longa “Nóis por Nóis”, que trabalha uma linguagem mais dinâmica e aborda o gênero investigativo. “Deserto Particular” aborda o melodrama e o romance.

Henrique Santos é graduado no curso de Cinema e Audiovisual e mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar. “Nesse processo de mestrado, pude compreender então que a produção artística e o trabalho teórico/acadêmico não se bloqueiam, mas se retroalimentam”, define o roteirista. Henrique também expões que desde o primeiro semestre de graduação (2011), soube que queria fazer Cinema, mas que não fazia ideia de como inserir-se nesse meio. A graduação foi seu primeiro norte e possibilitou a experimentação em todas as áreas, “assim como no contato com professores atuantes que forneceram as premissas para a entrada nesse campo de atuação”, destaca.

Aly Muritiba recentemente dirigiu "O Caso Evandro", série disponível na Globoplay que relata a história do desaparecimento de um menino de seis anos, em 1992, no litoral do Paraná. O diretor e roteirista frequentou o curso de Cinema por anos, mas não chegou a concluí-lo. Recentemente participou da live dos 15 anos do curso de Cinema da Unespar realizada no YouTube.

Egressos são destaque no Festival de Cinema de Gramado

Teve início na última sexta-feira (13), o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes, dentro do cenário nacional. Dentre as obras exibidas no evento, haverá duas produções paranaenses que foram dirigidas por egressos da Unespar, campus Curitiba II/FAP, e que estreiarão no festival: o longa-metragem "Jesus Kid", de Aly Muritiba, será exibido nessa quinta-feira (19), e o curta-metragem "Aonde Vão os Pés", de Débora Zanatta, está programado para hoje (18).

Para acompanhar a programação do Festival de Gramado e assistir aos filmes, acesse o link disponível abaixo.

PROGRAMAÇÃO CLIQUE AQUI

O curso

O Curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, campus Curitiba II/FAP iniciou em 2005 e é o único a ser mantido pelo Governo do Estado e a fazer parte de uma Universidade pública e gratuita. O coordenador do curso, Fernando Severo ressalta que "desde seu início o curso renovou o cinema paranaense e tem projetado nossa produção audiovisual nacional e internacionalmente, o que é resultante, entre outros fatores, do trabalho integrado de professores que unem a experiência profissional com a excelência acadêmica".

Aonde Vão os Pés