Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Abertura do "Influências francesas no teatro universitário de Curitiba" aconteceu no dia 20 de junho, o evento segue até o dia 22 e conta com programação no Telab

por publicado: 21/06/2022 15h14 última modificação: 21/06/2022 15h21

Nesta segunda (20/6), ocorreu no Miniauditório da Sede Centro da UTFPR a abertura do evento "Influências francesas no teatro universitário de Curitiba" com a presença da diretora do Campus Curitiba da UTFPR, Rossana Finau, da diretora do campus de Curitiba II/FAP da Unespar, Noemy Ansay e a diretora da Aliança Francesa de Curitiba, Coline Lefèvre.  Após a abertura, aconteceu a palestra proferida pelo Professor Walter Lima Torres, da UFPR, como o tema “Molière, um mito no teatro brasileiro”, seguida de um debate como a plateia presente.

O evento é fruto de parceria entre a Aliança Francesa de Curitiba, a UNESPAR/FAP e a UTFPR/TUT, inteiramente gratuito e será fornecida certificação de participação. A programação segue no dia 21 de junho, no mesmo local com a estreia da montagem audiovisual" L’Ébloui", realizada pelo Projeto de Extensão Atelier de Teatro da Aliança Francesa e o Grupo de Estudos Teatrais em Língua Francesa da Unespar, acompanhada de um bate-papo com a coordenadora Nadia Moroz Luciani e os integrantes do Grupo.

No dia 22, a programação acontecerá no Teatro Laboratório de FAP - TELAB, com a palestra "Influências da pedagogia teatral de Jacques Lecoq no processo criativo do espetáculo OCO" , com o professor Ismael Scheffler e a  exibição do documentário”Les deux voyages” de Jacques Lecoq (documentário em francês com legenda em português). Além da palestra, acontecerá a abertura oficial da exposição "TUT e o teatro francês", em exibição na Sede Artes da Cena do Campus de Curitiba/ FAP, na Rua dos Funcionários, 1756 - Cabral.  A Exposição permanecerá aberta  até o dia 08 de julho e após esta data também estará em cartaz na Aliança Francesa de Curitiba e na Sede Centro da UTFPR.

Também participaram da abertura do evento, o diretor do TUT, Ismael Scheffler, a coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro da Unespar, Roberta Ninin, o chefe da Divisão de Extensão e Cultura da Unespar/FAP, André Ricardo de Souza, e o diretor do Grupo Tanahora da PUC, Chico Nogueira.