Você está aqui: Página Inicial > Curso de Extensão "Cinema Brasileiro na Escola" parceria entre UNESPAR/FAP e APP Sindicato

extensão

por publicado: 29/06/2018 15h12 última modificação: 03/07/2018 15h08
Nesta quinta, 28 de junho, aconteceu o encerramento do Curso de Extensão Cinema Brasileiro na Escola, o qual resulta da disciplina optativa Cinema e Educação, ministrada pela Profa. Dra. Salete Machado Sirino, para o Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, numa parceria com a APP Sindicato, durante o mês de junho, nos dias 07, 14, 21 e 28, das 19h às 22h, no Auditório da APP em Curitiba.

Este curso teve como foco estudos sobre a relação entre os campos Cinema/Audiovisual e Educação – considerando a transversalidade, os processos de alteridade e construção de subjetividades – e sobre a  Lei 13.006/2014 – Cinema Brasileiro na Escola. Para tanto, os encontros propiciaram análises de filmes brasileiros com vistas à produção de conhecimentos sobre os aspectos históricos e criativos do cinema – roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som.

Este curso envolveu ensino, pesquisa e extensão ao propiciar, por um lado, a formação de professoras/es, agentes educacionais e estudantes universitárias/os  para a utilização educativa da produção audiovisual brasileira no contexto da Educação Básica, e por outro lado, a oportunidade da experiência didática de estudantes do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unespar/FAP, que ministraram as aulas durante os quatro encontros: Beatriz Gerolin, Christofer Pallú, José Fernando Costa, Kariny Martins, Manu Fuzaro, Mari Nakano, Nicole Loiola, Stefano Lopes, Vitor Hugo Von Holleben, Yan Nakamura, e monitoria de Odair Rodrigues.

A professora Dra. Salete Machado Sirino enfatiza o interesse de todos os participantes pela efetiva prática da Lei 13.006/2014 e agradece a equipe da secretaria de Formação e Cultura da APP Sindicato por viabilizarem esta parceria com a Unespar/Campus de Curitiba II.