Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Pesquisa e Pós-Graduação > Pesquisa Docente - Regulamento e Formulários

Pesquisa Docente - Regulamento e Formulários

por Helio Sauthier publicado 12/11/2020 19h01, última modificação 14/10/2021 16h42

- Regulamento de Pesquisa da Unespar

Projeto de Pesquisa é toda proposta de atividade investigativa formulada com vistas a complementar ou superar o conhecimento já produzido e a buscar a solução de um problema considerado de relevância socioeconômica, cultural, artística, científica e/ou tecnológica. A pesquisa tem caráter sistemático, visando à produção de conhecimento, baseado em referencial teórico, empírico e/ou filosófico, podendo ser básica e/ou aplicada, originada a partir de pressupostos teóricos e hipóteses acerca da observação e análise de fenômenos naturais ou teorias (RESOLUÇÃO 009/2020 - CEPE/Unespar).

Podem participar de projetos de pesquisa:

I - docentes efetivos ou temporários da Unespar e da Escola Superior de Segurança Pública da APMG;

II - acadêmicos da Unespar de graduação vinculados ou não aos Programas de IC & Te de pós-graduação Stricto Sensu ou Lato Sensu;

III - agentes universitários da Unespar;

IV - estudantes do Ensino Médio vinculados ao Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIC -EM;

V - pesquisadores, estudantes, profissionais de outras instituições e da comunidade externa (RESOLUÇÃO 009/2020 - CEPE/Unespar).

Coordenador de Projeto Pesquisa:

- O coordenador de Projeto de Pesquisa deve ter titulação mínima de mestre. Na Escola Superior de Segurança Pública da APMG, o coordenador de Projeto de Pesquisa deverá ser Oficial com titulação mínima de mestre e/ou com o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

- É vedado o exercício da função de coordenação de projeto de pesquisa a servidor que apresente qualquer pendência quanto à prestação de contas ou relatórios de projetos de pesquisa junto à PRPPG (RESOLUÇÃO 009/2020 - CEPE/Unespar).

Vigência dos Projetos de Pesquisa:

- Os Projetos de Pesquisa dos docentes efetivos podem ter duração de 1 (um) 4 (quatro) anos.

-  É possível a concessão de até 1 (um) ano de prorrogação do período de vigência, mediante justificativa fundamentada e aprovada pelas devidas instâncias.

- Para docentes temporários, o prazo de vigência de seu projeto de pesquisa deve observar, estritamente, o período máximo de execução de seu contrato, incluindo o período de até 30 (trinta) dias para apresentação e aprovação do Relatório de Atividades. No caso de alteração ou encerramento do contrato antes do prazo apresentado no cronograma, o professor temporário deverá apresentar relatório final antecipado e solicitar a finalização do projeto (RESOLUÇÃO 009/2020 - CEPE/Unespar).

Seguir o trâmite estabelecido pelo Art. 33 da Resolução nº 009/2020 - CEPE/UNESPAR:


- Formulário para propostas de projetos de pesquisa - Centro de Artes e Centro de Música e Musicoterapia 

- Formulário de relatório e solicitação de prorrogação de vigência - Centro de Artes

- Formulário de relatório e solicitação de prorrogação de vigência - Centro de Música e Musicoterapia

 - Modelo de parecer de relatório e  solicitação de prorrogação de vigência - Centro de Artes

- Modelo de parecer para projetos de pesquisa - Centro de Artes e Centro de Música e Musicoterapia 

- Modelo de parecer para relatório e solicitação de prorrogação de vigência - Centro de Música e Musicoterapia

- Orientação aos Colegiados de Cursos para a tramitação dos processos de pesquisa e grupos de pesquisa - Centro de Artes 

- Memorando Circular 001/2020 - DPPG Campus de Curitiba II, que trata da "Suspensão da entrega dos Relatório Anuais de Pesquisa no período de 23 de março a 18 de maio de 2020"